3º Dia
"O jornal virou arena de discussão" disse Janara Sousa ao apresentar o Jornal Campus Online realizado por estudantes de comunicação da UnB em sua pesquisa sobre a interatividade do veículo. 30% das críticas de produção jornalística diziam respeito a lides, falta de fontes, leitura de manual e abordagens diretamente à rotina de produção do campus.
A pesquisa da professora Márcia Marques e Janara Sousa, UnB, analisou 326 mensagens de comentários decorrentes das notícias publicadas no site pelos alunos de Comunicação da UnB.
Uma das surpresas a partir dos comentários anônimos foi que a página se tornou um espaço de debate e argumentação sobre conteúdo e processo produtivo da notícia, a exemplo de casos ofensivos aos autores.
Os comentários foram classificados entre prováveis emissores como ex-alunos, familiares, comunidade acadêmica, leitores em geral e alunos matriculados regularmente. Os temas abordados foram produção jornalística, discussão de conteúdo e alunos da Disciplina.
O jornal criado pelo professor Davi da UnB trouxe o modelo norte-americano do jornalismo realizado por alunos, cujos professores são editores chefes que analisam as matérias depois de publicadas. Tal modelo garante a experimentação de questões polêmicas como plágio ou importância e responsabilidade com o público.
O jornal laboratório é realizado a cada semestre. Há três pesquisas prévias: público (aproximadamente 600 entrevistados), concorrencia (unb, eu estudante, UFPF), histórica (páginas do jornal laboratório anteriores).
Nenhum comentário:
Postar um comentário